Categorias

Mercado

Depoimentos

Produto

Institucional

Mais lidos

Brasil lidera exportações de milho e se torna o maior do mundo

É campeão! Brasil lidera exportações de milho e se torna o maior do mundo.

Brasil superou os Estados Unidos e se tornou o maior exportador mundial de milho em 2023, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Mas por que o Brasil saiu na frente e alcançou essa posição? Diversos fatores influenciaram para o nosso país aumentar o ritmo de exportações do grão nos últimos anos.

Tecnologia: o investimento em novas tecnologias e práticas de manejo adequadas nas fazendas influenciaram no aumento da produtividade.

Produtividade: um volume de produção maior, até o último levantamento da safra 8,8% superior ao ano passado, e o plantio do milho safrinha, o qual corresponde a cerca de 77% da produção total deste grão no Brasil.

Diversificação: o Brasil aumentou sua capacidade de exportação com o novo acordo assinado com a China em 2022, que abriu as portas para outros fornecedores do grão.

EUA: o clima seco e o alto preço dos insumos influenciaram a produção do milho nos Estados Unidos, pois o país adiou a venda do grão, o que favoreceu as exportações brasileiras nos últimos meses.

Logística: as exportações de grãos por meio dos portos da Região Norte do país auxiliaram o Brasil a se tornar mais competitivo logisticamente com os EUA, de acordo com as empresas responsáveis pelo Terminal tegram em Itaqui (MA), o volume de exportação de grãos aumentou 306%, exportando mais de 13 milhões de toneladas em 2022.

Faça parte da CultiBras e represente o melhor Gesso Agrícola do Brasil